Hoje vou falar um pouco sobre EMPATIA. ÔÔ conceito pra ser deturpado, hein gente?
Vamos ao dicionário:
Habilidade de imaginar-se no lugar de outra pessoa.
Compreensão dos sentimentos, desejos, ideias e ações de outrem.
Qualquer ato de envolvimento emocional em relação a uma pessoa, a um grupo e a uma cultura.
Capacidade de interpretar padrões não verbais de comunicação.
Sentimento que objetos externos provocam em uma pessoa.
Perceba que em absolutamente nenhum momento empatia significa fazer pro outro o que você gostaria que fizessem pra você. Na verdade empatia não tem nada a ver com você, mas com o outro.
O que muita gente confunde é empatia com demonstração de afeto, que aí sim vai ter a ver bastante com a forma como você define afeto. Vamos aos exemplos pra ficar mais claro: Se eu gosto de alguém, no momento de demonstrar afeto eu vou dar flores, porque eu gosto de flores e acho que é uma coisa legal a se fazer. Entretanto, se eu não levar em consideração que a pessoa em questão é alérgica a flores, a minha intenção não vai adiantar muita coisa.
Em termos gerais, quando o afeto não vem acompanhado da empatia o que fica é só a intenção mesmo (e tomara que o outro entenda o que você quis demonstrar).
Vamos olhar com mais calma a frase tãão famosa: "Não faça pros outros o que você não gostaria que fizessem pra você". Primeira dúvida genuína: você é todo mundo?
De acordo com 99% das mães do mundo você não é todo mundo. Se você não é todo mundo como pode usar de referência pra alguma coisa? você é um entre 7 bilhões...
Você pode gostar do arroz por cima do feijão, e eu do feijão por cima do arroz. Se você seguir essa fórmula vai fazer um prato de comida pra mim que eu não vou gostar.
Portanto, parece óbvio mas não tão fácil de perceber que a melhor estratégia pra aumentar a empatia é PERGUNTAR. Isso mesmo.. conhecer o outro vai te dar mais capacidade de se colocar no lugar dele NAS CONDIÇÕES DELE. Quando a gente diz pra se projetar no outro não é pra você pegar os seus conceitos, convicções, valores, vontades, limites e condições e jogar na vida do outro no maior estilo "se eu fosse você". Não interessa o que você faria se fosse fulano. Interessa é que você se coloque no lugar dele, tente entender todas as circunstâncias em que ele está pra daí sim, talvez conseguir enxergar parecido.
E aí tem outro problema: jamais podemos achar que temos condições suficientes pra nos colocarmos totalmente no lugar de alguém, porque isso presumiria que sabemos 100% sobre esta pessoa... e não sabemos 100% nem sobre nós mesmos. Então vá com calma, jovem.
Todo esforço é válido, mas o objetivo é utópico.
Então a partir de agora você não pode mais usar esse argumento pra tentar agradar os outros, ok? Combina aqui com a tia que vai tentar se colocar no lugar dos outros sem projetar suas intenções? Obrigada, de nada!
Beijos no coração!
----------------------
Quer saber mais sobre Magia e Hermetismo?
Siga no Facebook e Instagram
@StephaniScatolini
Ou se quiser agendar um atendimento comigo:
(11) 9 6115-1264
댓글