Hermetismo é uma filosofia antiga que remota dos tempos do Antigo Egito. Teria sido criada por Hermes Trismegisto, ou Hermes Três Vezes Grande, pai da Ciência Oculta, fundador da Astrologia, e descobridor da Alquimia. Esse conhecimento foi salvo através dos séculos por grupos secretos de pessoas e por isso permanece vivo até hoje.
Os preceitos herméticos estão espalhados em todas as religiões, mas não estão restritos a uma única. Baseado em 18 escrituras dentre elas “Corpus Hermeticum” e “Tábua Esmeralda”, os ensinamentos do Hermetismo foram compilados no livro "O Caibalion", no final do século 19. Nele, o autor, que escreveu sob o pseudônimo de "Três Iniciados", apresenta sete axiomas que baseiam a filosofia hermética:
![](https://static.wixstatic.com/media/14b313_1573dd78aa3f435bb1fcd404cbd1cc1f~mv2.jpg/v1/fill/w_564,h_921,al_c,q_85,enc_auto/14b313_1573dd78aa3f435bb1fcd404cbd1cc1f~mv2.jpg)
-Lei do Mentalismo: "O Todo é Mente; o Universo é mental".
Esta afirmativa nos coloca o poder das nossas próprias condições, porque somos inteiramente responsáveis pelo que está e pelo que não está em nossas vidas. Mais do que o que queremos, somos o que criamos mentalmente. Entretanto, acabamos também por ser criações mentais do Todo.
-Lei da Correspondência: "O que está em cima é como o que está embaixo, e o que está embaixo é como o que está em cima".
Aqui conseguimos nos corresponder com o Universo de forma mais clara. E é importante ressaltar que o que está em cima É COMO, e não igual, o que está embaixo. Assim conseguimos entender que os sentimentos que vemos fora, estão dentro de nós, por exemplo. Ou também que na medida que os planetas tem seu tempo e sincronicidade, o nosso corpo também tem seus ciclos e regras.
-Lei da Vibração: "Nada está parado, tudo se move, tudo vibra".
Assumindo esse axioma dá pra entender um pouco mais não só sobre as relações humanas, pois cada um vibra a seu modo, como também a nossa interação com o mundo, já que de acordo com o próprio livro O Caibalion, o que é material vibra de forma tão lenta que parece estar parado, e o espirito, tão rapidamente, que também parece estar parado.
-Lei da Polaridade: "Tudo é duplo, tudo tem dois polos, tudo tem o seu oposto. O igual e o desigual são a mesma coisa. Os extremos se tocam. Todas as verdades são meias-verdades. Todos os paradoxos podem ser reconciliáveis".
Utilizando o mesmo exemplo sobre o que é material e sobre o espírito, ambos são dois extremos de uma mesma linha de vibração. Entretanto, sendo tão opostos, ambos parecem igualmente parados. É disso que se trata a Lei da Polaridade quando diz que os extremos se tocam. Aqui também podemos refletir sobre os ciclos que acontecem durante a nossa própria vida.
-Lei do Ritmo: "Tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés, tudo sobe e desce, o ritmo é a compensação".
Entende essa compensação faz com que encaremos a vida com mais equanimidade. Isso porque quanto mais euforia, maior a depressão posterior. Essa lei não pode ser interpretada somente de acordo com sentimentos, mas realmente através dos ciclos da nossa vida e em tudo no Universo.
-Lei do Gênero: "O Gênero está em tudo: tudo tem seus princípios Masculino e Feminino, o gênero manifesta-se em todos os planos da criação".
Aqui há uma diferenciação primordial pro entendimento da Lei. Masculino e Feminino não tem relação com sexualidade, mas com características energéticas: ativa e passiva, respectivamente. Entendendo isso, podemos compreender que ambas as energias estão presentes nos homens, nas mulheres, e em tudo o que existe, e que são igualmente necessárias para o equilíbrio.
-Lei de Causa e Efeito: "Toda causa tem seu efeito, todo o efeito tem sua causa, existem muitos planos de causalidade mas nada escapa à Lei".
Mais do que "o que você fizer voltará pra você", podemos interpretar essa lei compreendendo que nós mesmos somos causas ou efeitos de algo, e que sofremos efeitos e causas durante toda a vida. Essa lei fecha o empoderamento de nós sobre nós mesmos no decorrer da existência
Entendendo as leis herméticas conseguimos "hackear" a vida, e esse é o papel do mago. Encontrar as leis e agir de forma com que ao invés de ser surpreendido, trabalhe para que as consequências das leis estejam ao seus favor!.
Comments